top of page

CORES DO AKITA

Branco, vermelho, tigrado e sésamo. São as cores descritas no padrão da CBKC/FCI, a qual somos filiados.


Brancos: Já nascem dessa cor, e não tem modificação ao longo do seu desenvolvimento. Sua trufa pode ser cor de fígado, mais o desejado é que seja completamente preta, sem pintas. Ao redor das orelhas pode ter um leve tom amarelado. Não é permitido manchas pelo corpo, é obrigatório que seja branco sólido.


Vermelhos: São várias as tonalidades de vermelho nos Akitas, podem ter um tom de creme até um vermelho escuro cor de tijolo. Nascem com um tom acinzentado que vai saindo conforme vão crescendo. Em alguns casos o vermelho fica com um manto preto  sobre o dorso, que na maioria dos casos pode ir clareando até uns 2 anos de idade, ficando com a pelagem completamente vermelha normalmente. Quando se mantém esse manto, a cor é chamada de Vermelho Goma ou Gergelim. É exigido nos Akitas vermelhos o urajiro.* 


Tigrados: Essa cor é a que possuiu mais tonalidades, como: tigrados de vermelho (Akatora), que podem ter o tom de vermelho claro até o mais escuro como base, tigrado preto (Kurotora), quando as listras são tão grandes que cobrem todo o corpo, tigrado marmorizado (shimofuri), com tonalidade mais acinzentada e tigrado prata (shiroge), que são os que contém menos tigras e maior quantidade de branco. Deve apresentar o urajiro. Os tigrados também podem mudar bastante sua tonalidade até a fase adulta.


Sésamo: É a inversão do vermelho, sendo assim, vermelho por baixo e preto nas pontas. Deve ser completo, pelo corpo todo, contento urajiro também. Akitas que tem somente o dorso com essa inversão de cores, não são considerados sésamo.

*Urajiro: Pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, nas bochechas, na face ventral da mandíbula, pescoço, peito, tronco e face interna dos membros.


bottom of page