top of page

TEMPERAMENTO

Filhotes

O Akita quando filhote é muito brincalhão e mais ativo do que será na fase adulta. Costuma passar a maior parte do tempo dormindo. Mas, quando estão sozinhos, tendem a aprontar mais. Qualquer cão, seja de raça ou sem raça definida, na fase filhote vai querer roer, cavar, morder seu dono na hora das brincadeiras, e vai explorar ao máximo seu novo território. Por isso é preciso oferecer os limites necessários e começar a educar o filhote logo no primeiro dia na casa nova. O Akita é um cão muito teimoso e independente, mas também muito inteligente e com paciência e incentivos corretos aprende com facilidade.


Até que troque todos os dentes, em média até os 6 meses, sua gengiva coça muito e por isso vão adorar roer tudo que vê pela frente. O indicado é que deixe somente ao alcance dele o que poderá roer. Desde cedo é preciso acostumar o filhote a aceitar mexer por todo seu corpo, como boca, orelhas, patas e rabo,  para que quando for preciso escovar os pelos ou dentes, cortar as unhas e até limpar os ouvidos, você não tenha problema na fase adulta. Muitos irão tentar fugir ou morder, mais é necessário insistir para que socialize com essa prática. 


Adultos

O Akita adulto, de temperamento equilibrado é, calmo, fiel, silencioso, reservado com estranhos, são intolerantes com cães do mesmo sexo e jamais devem ser agressivos com seus donos. Sabe diferenciar o dono, o amigo do dono, o estranho e o intruso, que somente neste último caso deve atacar. Ele se apega e obedece a todos os membros da família, porém tem maior apego e adoração por um deles, para o qual se dirige com mais frequência.


É uma raça muito silenciosa, que late somente quando necessário, não é um cão que costuma latir a toa, como carteiro, caminhão do lixo, cães na rua e etc. Se ouvir seu Akita latir é porque tem algo de errado acontecendo, alguém chamando no portão ou até invadindo sua casa. Ao chegar visitas, o Akita jamais deverá atacar, ele solto em seu território com seu dono presente, vai estar em uma certa distância analisando as pessoas, Akitas devem ser equilibrados e respeitar seu dono. 


Em locais públicos, deve passear tranquilamente, sem tentar atacar pessoas ou outros cães a custo de nada. Akitas não gostam de ser enfrentados, ao perceber outros cães tentando partir pra cima deles ou de seus donos, vão estar prontos para se defender, sem fazer estardalhaço é uma raça que espera a ameaça chegar perto pra atacar. Ã‰ preciso que seu dono saiba controlar seu cão para que não aconteça nenhum incidente. Se não gostar da aproximação de alguém, dará um aviso com um latido curto e grosso.


Akitas são cães para companhia, não são cães de trabalho que podem ser adestrados para guarda. Quando desperto seu temperamento original da raça, costumam ser excelentes guardiões, protegendo seu dono e seu território. Essas virtudes do Akita devem florescer naturalmente sem a necessidade de adestramento.


Por serem muito calmos, higiênicos e silenciosos na fase adulta, se adaptam facilmente em apartamento e ambientes pequenos, contanto que estejam perto de seus donos e saiam para passear regularmente. 


Akita é um cão de baixa energia, o tempo de excitação na hora das brincadeiras, costuma durar cerca de 10 a 20min. Por isso, é uma raça que não necessita de muito exercício.


Temperamento: Sobre
bottom of page