top of page

PELAGEM DO AKITA

Akita é uma raça primitiva, de origem japonesa. No Japão os invernos são congelantes e o verão escaldante, por esse motivo se adaptam à qualquer clima. Possuem pelo duro e espetado de comprimento médio, e sub-pelo curto e macio. Costumam ter duas trocas de pelagem ao ano, antes do verão e antes do inverno. Em épocas quentes ficam com a pelagem mais "rala", para ajudar a regular a temperatura do corpo, e permanecem com uma camada mais fina de pelos o suficiente para proteger sua pele de queimaduras do sol e picadas de insetos. No inverno a pelagem enche novamente. 


As trocas de pelagem duram em média 1 mês e meio, que pode variar de acordo com o clima de sua região e organismo de cada cão. Fêmeas não castrados podem perder pelo nas épocas de cio também. Outro detalhe que é preciso alertar, Akitas mais jovens costumam ter mais queda de pelos, e podem apresentar mais demora na recuperação da pelagem. As trocas de pelagem ficam mais definidas em média após os 2 anos de idade. E após os 2 a 3 anos de idade que podemos considerar que o cão está com a pelagem definitiva de um adulto. A quantidade de pelos que cai pode ser assustadora, mas se o cão não tem feridas pela corpo, está saudável, se alimentando normalmente, não tem o que se preocupar. Essa queda de pelos faz parte da fisiologia normal da raça.


Se não for feito a manutenção correta da pelagem, você verá pelo por toda casa e/ou quintal, durante o ano todo, que se da pelo fato da pelagem ir caindo sozinha, criando tufos que ao passar as mãos saem facilmente, sendo necessário a escovação frequente.


Uma dica para acelerar a troca, e não ter tanto pelo solto pela casa, leve seu cão à um pet shop, apenas para soprar o pelo, sem banho, 1x na semana ou a cada 15 dias, o soprador tira pelos soltos, poeira, areia, abre a pelagem para a pele respirar evitando que crie fungos, massageia a pele, e ainda ajudar a ver se o cão tem alguma ferida ou parasitas pelo corpo. 


A escova indicada é a de pinus sem bolinha nas pontas e pente grande metálico, ambos de categoria profissional para pets. Escovas como a rasqueadeira e furminator, irão estragar a pelagem do akita. A rasqueadeira quando usada com maior frequência, irá arrancar pelos vivos além dos mortos, e irá deixar a pelagem quebradiça e impossibilitando de crescer todo pelo que deveria. Já a furminator irá literalmente cortar os pelos, e isso impedirá de deixar a pelagem do akita em seu comprimento real.


A alimentação em muito pode influenciar na pelagem, por isso sempre busque rações premium ou super premium. Ou a alimentação natural, que sem dúvida é a alimentação mais apropriada para a espécie deles. Trazendo diversos benefícios a saúde, bem estar e longevidade aos cães. Nesse caso é necessário consultar um veterinário nutrólogo para estabelecer uma dieta específica para seu cão.


Banhos não são necessários com tanta frequência, já que Akita é uma raça muito higiênica. Desde filhotes eles costumam se lamber muito, comportamento similar aos gatos, sendo chamados também de Cão-Gato por conta disso. O que não os impede de serem banhados mensalmente. Cada caso é um caso, alguns Akitas podem precisar de banhos frequentes. O mais importante é secar bem a pelagem, para evitar possíveis problemas de pele.


Nunca tose o pelo do seu akita, a pelagem é sua proteção contra frio e calor, eles já tem 2 trocas de pelagem ao ano para regular a temperatura, não sendo necessário tosar. Além disso, tosando um akita, é possível ocasionar alopecia pós tosa, que é quando o pelo não cresce mais ou cresce só em algumas partes, sendo necessário fazer um tratamento para recuperar a pelagem que pode demorar mais de 1 ano para voltar ao normal, ou até não voltar a ser como era antes.



Confira os vídeos abaixo de como identificar a fase da troca de pelos, e como fazer a escovação da pelagem em casa.


Pelagem do Akita: Sobre
bottom of page