top of page

ACASALAMENTOS

Acasalamentos recomendados na raça Akita!!

​

Quando se pensa em acasalar dois cães, a primeira coisa que devemos nos preocupar, é com a saúde dos futuros filhotes, em algumas raças existem cores que não devem ser acasaladas entre si, devido aos problemas genéticos que podem trazer aos cães. Na raça Akita, não se deve acasalar dois cães de cor branca, é muito improvável que qualquer criador que priorize a saúde dos cães, faça esse tipo de cruza. Muitas vezes acaba sendo difícil de produzir essa cor, por isso o valor de um filhote branco pode ser um pouco mais alto, se comparado com os vermelhos e tigrados.

​

O verdadeiro motivo para que não se cruze dois akitas brancos, é por terem uma má pigmentação na pele, podemos notar pela sua trufa (nariz), que ao invés de ser preta como nos vermelhos e tigrados, ela tem um tom rosado, ou cor de carne como muitos chamam. Essa falta de pigmentação faz com que eles sejam mais sensíveis, e se forem cruzando brancos com brancos por várias gerações, teremos mais e mais cães, com problemas de pele, e outros problemas que também surgem devido à falta de estudo do padrão físico e temperamental da raça. Devido ao grande comércio clandestino e irresponsável, hoje vemos muitos cães fora do padrão ou mestiços, e também com temperamento desequilibrado, muito agressivo ou muito diferente do que se espera de um verdadeiro Akita.

Eu costumo dizer que Akita branco de qualidade e com uma boa pigmentação, é RARO!

​

Então se você pensa em adquirir um akitinha branco, pesquise muito bem sobre a idoneidade de cada criador, e peça pra ver quem são os pais e a linhagem dos filhotes, para não contribuir com a criação indiscriminada e com propósito apenas comercial.

​

Escolha um criador que se preocupe com a raça em primeiro lugar, sua saúde e preservação como um todo.


​

97020577_532575310961524_7182937665568768_o_edited.jpg
Cruzamentos: Sobre
bottom of page