EXPOSIÇÃO DE CÃES
Todas as raças caninas têm um padrão racial estabelecido pelos clubes de seu país de origem. Os padrões determinam as características que cada raça deve ter, muitos devem pensar que visam apenas a questão estética, mais na verdade não é só a beleza que importa. Os cães devem ser saudáveis, não devem apresentar qualquer sinal de anomalia física ou comportamental, e precisam ter as características necessárias de acordo com a sua raça, para que exerçam as funções determinadas para a qual foram concebidos. Os padrões estabelecidos pelos clubes de raças são catalogados pela FCI (Federação Cinologica Internacional), a qual a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) é filiada.
Uma exposição canina é instituída para qualificar, classificar e selecionar exemplares que tenham potencial para aprimorar a criação de cães. A qualificação é individual de cada cão, e a classificação é feita por comparação entre os cães presentes. O árbitro cinofilo é quem irá avaliar os cães e qualificar cada exemplar de acordo com suas virtudes e suas faltas. Só poderão ser apresentados cães de raça pura e devidamente registrados em entidades filiadas a CBKC/FCI. O julgamento é soberano e irrecorrível e expressa opinião pessoal do árbitro sobre o cão, nos termos previstos no Regulamento de Árbitros da CBKC. A critério do árbitro será conferido a cada exemplar uma das seguintes classificações nas diversas classes julgadas:
Excelente: Qualificativo atribuído a um cão cujas características muito se aproximam da descrição do Padrão Oficial da Raça, que se apresente em perfeito estado, cujas proporções obedeçam ao item "Proporções Importantes" e ótima movimentação e cuja superioridade de qualidades com relação à raça dominará as suas pequenas imperfeições, sendo imprescindível exibir as características de seu sexo.
Muito Bom: Qualificativo atribuído a um cão cujas características se aproximam da descrição do Padrão Oficial da Raça, que se apresente em muito bom estado, com muito boas proporções e muito boa movimentação e pode ser atribuído a um cão que apresente leves defeitos, mas que tenha qualidade e não apresente problemas morfológicos.
Bom: Qualificativo atribuído a um cão cujas características se aproximam da descrição do Padrão Oficial da Raça, mas que apresente defeitos, desde que não sejam desqualificantes.
Suficiente: Qualificativo atribuído a um cão cujas características se aproximam o suficiente da descrição do Padrão Oficial da Raça, mas apresente vários defeitos ou não se encontre em bom estado.
Em cada classe, o árbitro escolherá o primeiro, segundo e terceiro lugares, por sexo ou variedade. Em todas as raças, o árbitro escolherá o Melhor Macho e a Melhor Fêmea, dentre os melhores das seguintes classes e separadamente por sexo: Filhote, Jovem, Aberta, Trabalho, Campeonato, Grande Campeonato e Veterano, desde que tenham obtido a qualificação “Excelente”. O Melhor da Raça será escolhido entre o Melhor Macho e a Melhor Fêmea. O Melhor da Raça representará a sua raça no Grupo.
Essa disputa é organizada em classes de acordo com a idade e títulos já conquistados:
Classe Filhote – Cães de 6 meses e 1 dia a 9 meses; concorrem a Certificado de Aptidão a Campeão Filhote (CCF).
Classe Jovem – Cães de 9 meses e 1 dia a 15 meses; concorrem a Certificado de Aptidão a Campeão Jovem (CCJ).
Classe Aberta – Cães a partir de 15 meses e 1 dia; concorrem a Certificado de Aptidão a Campeão (CAC), Certificado de Aptidão a Campeão Panamericano (CACPAB) e Certificado de Aptidão a Campeão Internacional (CACIB).
Classe Campeonato – Cães a partir de 15 meses e 1 dia, que já sejam Campeões; concorrem a Certificado de Aptidão a Grande Campeão (CGC), Certificado de Aptidão a Campeão Panamericano (CACPAB) e Certificado de Aptidão a Campeão Internacional (CACIB).
Classe Grande Campeonato – Cães a partir de 15 meses e 1 dia, que já sejam Grande Campeões; concorrem a Certificado de Aptidão a Campeão Panamericano (CACPAB) e Certificado de Aptidão a Campeão Internacional (CACIB). CACPABs e CACIBs – Só são concedidos ao Melhor Macho e a Melhor Fêmea, desde que tenham 15 meses e 1 dia, em exposições pan-americanas (CACPABs) e internacionais (CACIBs).
Classe Trabalho — destinada a cães com mais de quinze meses, portadores de certificado de cão de trabalho e concorrem ao CAC, CACPAB, CACPAB.
Classe Veteranos — cães com mais de 8 (oito) anos.
Classe Duplas ou Parelhas — destinada a dois exemplares da mesma raça ou variedade, de sexo oposto e pertencente ao mesmo expositor.
Classe Grupo de Criação — destinada a três ou mais exemplares do mesmo criador, da mesma raça ou variedade, ainda que pertencentes a diferentes expositores.
Classe Progênie — destinada a machos ou fêmeas reprodutores, apresentados com três ou mais crias que estejam competindo para melhor reprodutor ou reprodutora da exposição.
Todas as raças estão divididas em grupos de acordo com suas características e funções.
• Grupo 1 – Cães Pastores e Boiadeiros, exceto os Suíços.
• Grupo 2 – Cães do Tipo Pinscher e Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços.
• Grupo 3 – Terriers.
• Grupo 4 – Dachshunds.
• Grupo 5 – Cães do Tipo Spitz e do Tipo Primitivo. (Grupo do Akita )
• Grupo 6 – Cães do Tipo Sabujo e Rastreadores.
• Grupo 7 – Cães de Aponte.
• Grupo 8 – Cães Levantadores, Recolhedores e de Água.
• Grupo 9 – Cães de Companhia.
• Grupo 10 – Lebréis.
• Grupo 11 – Raças não reconhecidas pela FCI.*
* Cães do Grupo 11 não podem concorrer a CACIB, pois não são reconhecidos pela FCI.
Escolhidos os melhores de cada grupo, haverá a disputa do Best in Show, ou Melhor da Exposição, em que entram os 11 cães vencedores dos grupos, e são escolhidos os 5 melhores da exposição. O Melhor Filhote da Raça, assim como o Melhor Jovem da Raça, também concorrem a Melhores Filhotes e Jovens da Exposição, mas não concorrem a grupos.
E pra quem ficou na dúvida se ganha algum $$$... Não gente, não ganha dinheiro, apenas troféus e rosetas. Na minha opinião o que o criador ganha com muito estudo, dedicação e amor pelos cães, é o mérito, de poder contribuir com a preservação das raças caninas. E isso pra mim vale muito mais do que dinheiro.
Ao comprar um filhote filho de campeões, você terá mais garantias que esse filhote descende de cães típicos e com todas as características da raça, porque foram cães avaliados por árbitros treinados e com conhecimento sobre o padrão da raça em questão. O que não quer dizer que filhotes filhos de não campeões não sejam cães corretos também, apenas os que são filhos de campeões serão mais valorizados. Por isso antes de adquirir um cão, procure saber o padrão da raça, e veja como são os pais do filhote, para saber o que esperar dele na fase adulta.
Para mais detalhes sobre os regulamentos de exposição, acesse o site da CBKC.